No DF, homem morre por não ter remédio contra câncer. GDF condenado a pagar indenização.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal julgou procedente o pedido de uma filha, para condenar o Distrito Federal ao pagamento de danos morais, por não fornecer um medicamento usado no tratamento de câncer de próstata de seu pai. Segundo a jovem, por causa da falta do remédio, o paciente acabou morrendo.
A doença foi diagnosticada em 2009. Três anos depois o médico recomendou a utilização do Abiraterona (Zytiga). O medicamento foi solicitado à Secretaria de Saúde, até mesmo por meio de ação judicial, mas nada aconteceu! Em novembro de 2012, o GDF informou a abertura de um processo administrativo para aquisição do medicamento e solicitou mais tempo para a entrega do produto.
Não precisou! No mesmo mês o paciente faleceu.
Como justificativa (se é que isso é possível), a Secretaria de Saúde afirma que não há dever legal do Distrito Federal em fornecer medicamento não padronizado, que não está previsto na relação de medicamentos instituída pelo SUS, como seria o caso do Abiraterona. Mesmo assim, teria tentado comprar o produto. A desculpa não convenceu a juíza, que decidiu pela condenação do GDF e pelo pagamento de indenização por danos morais à filha do paciente. Com informações do R7
POLITICANDO: Não adianta usar milhões de reais em propaganda bonita na tv e nas grandes mídias. É no dia a dia que vemos o caos instaurado na sistema público de saúde do Distrito Federal. 
Não se trata de uma crítica a um partido, mas de sua gestão, que é ineficaz e incapaz de suportar críticas. 
As promessas foram lançadas e na prática pouco aplicadas e o pior de tudo, é ter à frente do GDF um médico que não dá devida atenção à sua área de formação.

Assista isso:


 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © -2012 Politicando e Criticando - Críticas e Soluções All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks